domingo, 17 de abril de 2011

Ah, Ivonildinha... Quem te conhece te ama e não te esquece!

Logo após o feriadão de 7 setembro ano passado, fui à uma consulta com uma otorrinolaringologista. A indicação foi feita por Dra. Aline Tavares, fonoaudióloga que conheci para que salvasse a minha vida. Eu estava no ápice de uma crise miastênica sem saber e não sabia mais o que fazer ou a quem recorrer até chegar na CEOB. Esperei cerca de quatro horas pela consulta, afinal fui como extra e a minha consulta levou ainda mais uma hora.

Uma voz de "moça do aeroporto" me chama pelo microfone. Assim que passo pela porta que dá acesso aos consultórios me deparo com uma mulher amarela e com um sorriso enorme cheio de dentinhos miúdos. Os cabelos são muito cacheados e douradinhos e avermelhados. Era ela. A mulher. Doutora Maria Ivonilda Pineiro Gonzales de Azevedo. Ela pega na minha mão com a sua mão magra e gelada e me senta na cadeira e me pergunta sorrindo: "O que te trouxe aqui, minha linda?" e eu desabo a tentar falar. A voz embolava mais que tudo, mas ela parecia estar entendendo tudo e demonstrava muita tranqüilidade. Eu nem imaginava o que me esperava.

Ela me examinou, tocou na minha garganta e me pediu que fosse a um outro otorrino amigo dela e que fosse a um neurologista depois, óbvio que depois de conversar comigo sobre tudo que poderia ser, explicar com muita calma todas as minha indagações e ao ler o desespero no meu olhar com o desconhecido me dá o seu número de celular e diz: "Ligue a hora que quiser, para o que for necessário, não se acanhe!". Gente, eu ligo a hora que quero e ela me atende com o mesmo sorriso largo com dentes miúdos sempre! Depois do diagnóstico de Miastenia Gravis, fui parar na emergência com falta de ar e a anta que me atendeu queria me receitar um broncodilatador. Eu só precisava ficar meia horinha no oxigêncio, somente isso, mas a criatura que me atendeu nem sabia o que era a minha doença. Disse "Mia o quê?" pasme! Era três da madrugada e eu resolvi obedecer o que a minha doutora me disse. Liguei e ela conversou com o colega sobre a minha situação. Ela pediu para falar comigo novamente e disse que eu tivesse calma e que sempre poderia contar com ela. Fiz uma nebulização e voltei para casa bem melhor.

Eu sempre conto mesmo com ela. A mulher que salvou a minha vida é alguém com quem posso contar de verdade. Nos falamos sempre, divido todas as minhas angústias com ela, afinal ela sempre demonstra o imenso prazer que tem em falar comigo. Ela disse que me ama e alguém pode duvidar disso? A recíproca é verdadeira, minha doutora! Ela viajou para o Capão no Carnaval e me trouxe quatro pedrinhas que significam cada uma, uma coisa diferente. Não é maravilhosa esta mulher? Depois que fiz a minha cirurgia, liguei para ela pedindo que fosse me visitar, pois estava rouquinha demais. Sei que fui escrota com ela, pois ela nunca me diz não. Pois bem, em plena quarta-feira, às 21:30, eis que ela chega no quarto para me visitar. Ela trabalhou como um cavalo o dia inteiro, mas saiu do Itaigara, atravessou a cidade para ir me ver no Santa Izabel. Chorei copiosamente como choro agora ao escrever este texto. Minha Ivonildinha não falha comigo nunca! Dei a ela o CD de Vanessa da Mata, "Bolos, bicicletas e outras histórias", afinal quando comecei a receber a anestesia foi a voz dela cantando "Tal Casal" que eu ouvi antes de adormecer. Se eu tinha vida para ser operada devo isto a Dra. Ivonilda. Ela não aceita que eu diga isto, mas esta é a verdade.

Tenho certeza que ela vai me dizer desaforos por conta deste texto, pois ela fala para mim que não está fazendo mais do que a sua obrigação. Oxente, quando os médicos fazem o seu juramento prometem amar incondicionalmente os seus pacientes? Ela sempre faz mais, vai além. Por isso que é bom amar o que faz. Quem quiser que mexa comigo, vai conhecer a ira da minha cuidadora!

Ivonildinha aparece em tudo que faço na vida desde o nosso primeiro encontro. Nas minhas falas, nos meus sonhos, nos meus pensamentos, nas minhas orações, nas minhas sessões de terapia, tinha que aparecer aqui no meu blog. Ela aparecerá sempre!

Agora vai a dica! Meu povo, rinite alérgica, corise, sinusite e todas estas "ites" que nos incomodam tanto são derrotadas por Dra. Maria Ivonilda na CEOB, no Max Center. Só tenho a dizer que ela salvou a minha vida! Vai lá, "correndinho" e marca uma consulta antes do inverno chegar e acabar com as nossas fossas nasais e gargantas! Vá e diga a ela que a conheceu pelo meu blog e pela minha história. Tenho certeza que ela vai dizer: “Aquela nêga safada é um amorzinho!”, com o mesmo sorriso largo de dentes miúdos de sempre!

Mas é claro que não precisa querer o amor da minha médica preferida, afinal ela é "minha doutora", como ela mesma se intitula para mim e eu sou a sua "neguinha", como ela muito amorosamente me chama.
Imagem encontrada na busca da palavra amor no Google Imagens

Um comentário:

Bel disse...

É Daysoca,tão raro a gente encontrar um verdadeiro profissional, que bom que vc tem a felicidade de conhecê-la.
Excelente texto!
Bjs!